Programa Café com Foto #01

É com muita alegria que o Mercado da Foto, coloca no ar um novo canal de conhecimento, comunicação e interação da fotografia, o programa web tv Café com Foto. Neste primeiro programa, contaremos com os convidados Sônia Figueiredo e Alexandre Santos, mediados por Henrique José e o tema será Conexão Brasil – Portugal, construindo um diálogo entre a fotografia feita dos dois lados do oceano atlântico.
Ainda no Brasil Império, com Pedro II, o nosso primeiro fotógrafo brasileiro, a fotografia dialoga por estes mares entre o Brasil e Portugal… atualmente, com a presença em Natal de Sônia Figueiredo, fotógrafa brasileira que mora em Portugal, resolvemos iniciar nosso programa, apresentando um pouco da fotografia lá e cá, um bate e volta, como as ondas do mar… Venha participar conosco desta conversa sobre fotografia, regada a um bom Café.

Sábado 13 de Julho 2019, 9h30 – Presencial e na Web
Café com Foto #01 – Conexão Brasil – Portugal


Para saber mais de nosso Programa: https://mercadodafoto.com.br/2019/07/06/cafe-com-foto/

Henrique José, Alexandre Santos e Sônia Figueiredo

Sonia Figueiredo: brasileira, historiadora da arte, fotógrafa, instrutora e fomentadora cultural na área da fotografia, tem em seu portfólio exposições individuais e coletivas, destaque nas revistas impressas Digital Photographer Brasil, edição no 14/2011, como autora e na Fotografe Melhor, edição 199/2013, como coordenadora e produtora do Movimento Alumiar de Fotografia naquele ano. Atuou em organizações e entidades de fomento à fotografia no Brasil. Graduada em História da Arte e Fotografia pela Universidade Nova de Lisboa, cidade onde reside desde 2015. “Foi a decisão de estudar História da Arte que me levou a viver em Lisboa. Deixei o curso de Ciências Sociais da UFRN e optei por fazer História da Arte na Universidade Nova de Lisboa, para lá fui em setembro de 2015. Não foi uma decisão fácil, mas bastante ponderada e acertada. Os dois primeiros anos da faculdade me envolveram quase que por completo e o processo de adaptação foi longo. O primeiro ano do curso me deu a conhecer a maior galeria de arte urbana a céu aberto da Europa, a qual fica num bairro social de imigrantes africanos nos arredores de Lisboa, o Bairro da Quinta do Mocho, onde há cerca de 150 empenas de edifícios de quatro andares com obras de artistas de vários países. Eu o visitei a primeira vez no início de 2016 e não mais parei de ir lá. Criei, em parceria com um fotógrafo português, o “Projeto Traços” que visava entender, através da fotografia, o potencial transformador da arte urbana num bairro extremamente problemático e perigoso. Este projeto cresceu e já fizemos, entre outras ações, algumas palestras e exposições dentro e fora do bairro. Em 2017 fiz a minha primeira exposição individual em Lisboa, n’A Pequena Galeria, a qual chamei “Do Lugar de Lá”. Mostrei fotografias realizadas no interior do Rio Grande do Norte emolduradas por uma saudade que somente eu conhecia. A seguir, novos convites para exposições e trabalhos de curadoria foram surgindo. Realizei também algumas palestras sobre a trajetória da fotografia brasileira, visando dar a conhecer o significativo trabalho de Hercule Florence. Concluído o curso de História da Arte, vivo novo momento de decisão que gira entre ficar em Lisboa ou voltar para o Brasil. Tudo indica que fico mais um tempo para concluir alguns compromissos já assumidos. O que fazer depois? Ainda não consegui decidir.”
(Sonia Figueiredo)

Alexandre Santos : Fotógrafo, natural de Caraúbas-RN, Bacharel em Comunicação Social Rádio e TV em jornalismo (UFRN). Especialista em Artes Visuais- Cultura e Criação (SENAC). Mestre de Estudos da Mídia- PPGEM/UFRN. Participa há mais de 10 anos do Coletivo Caminhos, comunicação & Cultura onde desenvolve projetos ligados à área de fotografia e audiovisual. Atualmente é conselheiro do setorial de Artes Visuais junto ao CNPC. Autor do livro fotográfico Expressões da Fé, lançado em março de 2015. (Comtemplado em edital da Fundação Capitania das Artes. Prefeitura do Natal).

Henrique José: o Diretor e Apresentador do Programa Café com Foto, é Graduado em Lazer e Qualidade de Vida pelo CEFET/RN (IFRN) e Mestre em Antropologia Social pela UFRN, trabalhou como Repórter Fotográfico em veículos de comunicação e design e arte finalista em Agência de Publicidade. Em 1994, publicou o livro Colagens de Poesia Visual, em 2012 o livro Aos Novos Fotógrafoa Brasileiros e em 2014 Linhagens, ambos de fotografia. É Professor universitário, atuando na UnP de 2007 a 2018, tendo ainda ministrado aulas no SENAC/RN, na FATERN e na UERN. Atuou no terceiro setor como Educador e Coordenador da ONG ZooN (Galeria ZooN de Fotografia), por 20 anos (1997-2017), onde desenvolveu projetos sociais e culturais de difusão da fotografia e do audiovisual como linguagem, expressão artística e processo pedagógico que denominou Educação Lúdica do Olhar, a ZooN Galeria Móvel e o festival Goiamum Audiovisual, entre outros. É sócio do Mercado da Foto uma Galeria, escola e produtora audiovisual desde 2014. Participou e Produziu várias exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas de fotografia e artes visuais nos últimos anos. com destaque para O Ovo de Eva (2006), Mangabeiras (2008), Casa de Caboclo (2015) Linhagens (2016) e Santuário Ecológico de Pipa (2019). Produziu e dirigiu filmes curta-metragem documentários e artísticos, dentre eles, 21 de Março – dez andares de histórias (2008), Memórias de um Mestre Caboclo (2010), Semeando Agroecologia (2010) Conversa de Feira (2013 ) e Mangabeiras (2015).


O Programa Café com Foto é transmitido ao vivo no segundo sábado de cada mês, apartir das 9h30 ao vivo direto do estúdio do Mercado da Foto no Mercado Cultural de Petrópolis. Você está convidado para vir ao mercado e participar do programa ao vivo ou asistir pela Web e integarir através das redes sociais.

Para assistir o programa ao vivo:

Canal Instagram:
https://www.instagram.com/mercadodafoto/

Ou ver as reprises:

Canal no Youtube:
https://www.facebook.com/mercadodafoto/
Canal Facebook:
https://www.instagram.com/mercadodafoto/

Em sua primeira temporada de 2019.2, o Café com Foto está sendo viabilizado de forma colaborativa, uma verdadeira guerrilha cultural, por isso contamos com seu apoio para continuar viabilizando esta iniciativa, auxilie nosso canal assistindo e divulgando os programas, curtindo e dando seu like e se possível colaborando em nossa campanha de Crowdfunding (finaciamento coletivo).

Campanha Catarse do Café com Foto
Apoie nossa Campanha no Catarse (Crowdfunding):
www.catarse.me/cafe_com_foto

Um comentário em “Programa Café com Foto #01

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: