Expo Casa de Cabôco

A Exposição fotográfica “Casa de Cabôco” do fotógrafo Henrique José, propõe o uso de composições fotográficas utilizando a técnica do Grafismo. As imagens seleiconadas são resultado de uma investigação visual e antropológica sobre as construções e moradias das populações do Norte do Brasil, fragmentos de um trabalho maior sobre as imigrações de nordestinos para o norte do brasil.

Henrique José fala da Exposição

“Com suas casas de madeira em cores variadas, estas casas de caboclos da Amazônia, são um marco estética na cultura da Região Norte do Brasil: “Ao longo de viagens realizadas para a região, mais especificamente Sul do Pará, Acre, Rondônia e Amazonas, entre 2009 e 2011, iniciei um registro fotográfico destas construções, destacando detalhes ou apresentando fachadas, construindo um conjunto de imagens, onde a composição de linhas, o uso de cores e a construção de planos se destacam no Grafismo, num ensaio capaz de apresentar características arquitetônicas, estéticas e conceituais destas casas”, afirma o fotógrafo Henrique José.

Henrique José Cocentino Fernandes. Repórter Fotográfico, Artista Visual, Vídeo Documentarista, é Mestre em Antropologia Social pela UFRN. Professor de Fotografia na UNP.  Diretor da Entidade Cultural ZooN. Sócio do Mercado da Foto e SETbox Filmes. Participou de Diversas exposições coletivas nacionais e internacionais de Fotografia.

SERVIÇO:

Exposição Fotográfica CASA DE CABÔCO de Henrique José
Abertura 23 de julho 2014 – quarta 19h – visitação de 23/07 a 08/10/2014

As imagens estão disponíveis para venda impressas em Fine Art e certificados de autenticidade emitidos pelo Mercado da Foto.

Verso do Cartão Postal
Foi produzida uma coleção de Cartões Postais
com 4 fotos (Tiragem Limitada 500 exemplares) – Esgotada
Música de Nonô e Naná – Inspira Título da Exposição de Henrique José

Escrever sobre este magnífico trabalho e seu autor é uma missão das mais difíceis, especialmente ao considerar toda a obra e dedicação de Henrique José à fotografia e ao audiovisual. Contudo, conhecer esta história nos leva ao verdadeiro entendimento do que venha a ser dedicação, respeito, desprendimento e beleza cultivados por mais de 30 anos, desde que começara a fotografar ainda na adolescência. Valores estes que agora nos chegam por esta belíssima exposição!
“Casa de Cabôco” é um trabalho que destaca e valoriza a cultura visual das comunidades visitadas no norte do Brasil e nos leva à fruição através das cores e do grafismo numa estética das mais difíceis de se alcançar: a estética da essência, da simplicidade, daquilo que é capaz de dizer absolutamente tudo sem que uma palavra seja necessária.
É desta forma que cada imagem me leva para dentro das casas e me conta a sua história!

Sonia Figueiredo

Exposição Casa de Caboclo de Henrique José no Mercado da Foto
Mercado Cultural de Petrópolis Natal RN 23 de julho 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: