Programa Café com Foto #4

No próximo Café com Foto convidamos a pesquisadora, artista plástica e professora da UFRN Angela Almeida, para falar sobre seu trabalho “Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século XIX”, que abrange as questões do seridó e a história de José Ezelino, fotógrafo profissional do século XIX.
O Programa #04 chega falando da fotografia potiguar que remonta ao início do século XIX até os dias atuais, promovendo um percurso histórico de um dos seus protagonistas e pioneiros do RN, e quem vem mediar a conversa com Angela Almeida, serão nossos colaboradores o Fotógrafo Alexandre Santos e o apresentador Henrique José.

Participe conosco deste bate papo bacana, regado a um bom Café.
Dia: 12/10 (sábado) – Horário: 09:30 Ao Vivo no Instagram e Facebook do Mercado da Foto e reprises no nosso Canal do Youtube.

O Fotógrafo de Caicó José Ezelino
Auto retrato

Angela Maria de Almeida: Professora da UFRN, jornalista, escritora e artista plástica. Graduação em Comunicação Social em 1979/ Título de Mestre em Ciências Sociais- Área de Concentração: Cultura e Sociedade. Título da Dissertação: Uma Leitura da Cidade de Natal a partir da obra do artista plástico Newton navarro. UFRN. Orientadora: maria da Conceição Almeida.
Título de Doutor em Ciências Sociais pela UFRN, em 2004. Área de Concentração: Cultura e Sociedade. Título da Tese: Estética do Sertão. Orientadora: maria da Conceição Almeida.
Mora em Natal, tem formação acadêmica em Comunicação e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN. É professora da UFRN e desenvolve pesquisa nas áreas de artes, estética e fotografia. Migra em atividades das artes plásticas, fotografia e curadoria. Fez a curadoria do Museu do Vaqueiro-Natal-RN. Organizou o acervo de Artes Plásticas do SEBRAE-RN e do Sistema FIERN. 
Fez a curadoria da exposição em comemoração dos 50 Anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez parte da Comissão de Seleção do XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia (2013). Foi selecionada na categoria portfólio no 8º Paraty em Foco (2012). O livro de sua autoria “Quando a pele incendeia a memória” foi selecionado para o festival de Fotolivros da Revista Zum, do Instituto Moreira Salles (2018).
Autora dos livros:
Quando a pele incendeia a memória- (2017- Edufrn); Minha Aldeia Azul: Erasmo Andrade ( 2017-Edufrn); Newton Navarro: os frutos do amor amadurecem ao sol ( 2015-Edufrn); Inventário de Instantes ( 2014);  Estética do Sertão ( 2012-Edufrn); Encantaria da Pedra ( 2002).
Livros em parceria ou organização:
Ensaio Joyceano (2014-Edufrn); Saudade de Newton Navarro (2013-Edufrn); Leopoldo Nélson- canto pelo terceiro mundo (2010-Edufrn); Brasil em Tela- cinema e poéticas do social (2008- Sulina) ; Zila Mamede: se esse humano dos seus gestos ( 2003-Edufrn); Polifônicas Ideias: por uma ciência aberta ( 2003-Edufrn);  Chico Daniel: a arte de brincar com bonecos ( 2002-Edufrn); Caminhos da Arte no RN ( 2001-Cosern).

Henrique José: o Diretor e Apresentador do Programa Café com Foto, é Graduado em Lazer e Qualidade de Vida pelo CEFET/RN (IFRN) e Mestre em Antropologia Social pela UFRN, trabalhou como Repórter Fotográfico em veículos de comunicação e design e arte finalista em Agência de Publicidade. Em 1994, publicou o livro Colagens de Poesia Visual, em 2012 o livro Aos Novos Fotógrafoa Brasileiros e em 2014 Linhagens, ambos de fotografia. É Professor universitário, atuando na UnP de 2007 a 2018, tendo ainda ministrado aulas no SENAC/RN, na FATERN e na UERN. Atuou no terceiro setor como Educador e Coordenador da ONG ZooN (Galeria ZooN de Fotografia), por 20 anos (1997-2017), onde desenvolveu projetos sociais e culturais de difusão da fotografia e do audiovisual como linguagem, expressão artística e processo pedagógico que denominou Educação Lúdica do Olhar, a ZooN Galeria Móvel e o festival Goiamum Audiovisual, entre outros. É sócio do Mercado da Foto uma Galeria, escola e produtora audiovisual desde 2014. Participou e Produziu várias exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas de fotografia e artes visuais nos últimos anos. com destaque para O Ovo de Eva (2006), Mangabeiras (2008), Casa de Caboclo (2015) Linhagens (2016) e Santuário Ecológico de Pipa (2019). Produziu e dirigiu filmes curta-metragem documentários e artísticos, dentre eles, 21 de Março – dez andares de histórias (2008), Memórias de um Mestre Caboclo (2010), Semeando Agroecologia (2010) Conversa de Feira (2013 ) e Mangabeiras (2015).

Alexandre Santos : Fotógrafo, natural de Caraúbas-RN, Bacharel em Comunicação Social Rádio e TV em jornalismo (UFRN). Especialista em Artes Visuais- Cultura e Criação (SENAC). Mestre de Estudos da Mídia- PPGEM/UFRN. Participa há mais de 10 anos do Coletivo Caminhos, comunicação & Cultura onde desenvolve projetos ligados à área de fotografia e audiovisual. Atualmente é conselheiro do setorial de Artes Visuais junto ao CNPC. Autor do livro fotográfico Expressões da Fé, lançado em março de 2015. (Comtemplado em edital da Fundação Capitania das Artes. Prefeitura do Natal).


O Programa Café com Foto é transmitido ao vivo no segundo sábado de cada mês, apartir das 9h30 ao vivo direto do estúdio do Mercado da Foto no Mercado Cultural de Petrópolis. Você está convidado para vir ao mercado e participar do programa ao vivo ou asistir pela Web e integarir através das redes sociais.

Para assistir o programa ao vivo:

Canal Instagram:
https://www.instagram.com/mercadodafoto/

Ou ver as reprises:

Canal no Youtube:
https://www.facebook.com/mercadodafoto/
Canal Facebook:
https://www.instagram.com/mercadodafoto/

Campanha Catarse do Café com Foto
Apoie nossa Campanha no Catarse (Crowdfunding):
www.catarse.me/cafe_com_foto

Para saber mais de nosso Programa: https://mercadodafoto.com.br/2019/07/06/cafe-com-foto/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: