Exposição Santuário Ecológico de Pipa é inaugurada no Mercado de Petrópolis

O fotógrafo Henrique José inaugura sua exposição Santuário Ecológico de Pipa no Mercado Cultural de Petrópolis.

Mercado da Foto é um estúdio, galeria e escola de fotografia e audiovisual que funciona dentro do Mercado Cultural de Petrópolis desde 2014.

Neste espaço o fotógrafo Henrique José inaugura sua exposição “Santuário Ecológico de Pipa”, que foi inicialmente exibida na FIART em 2019. As fotografias estão impressas em Fine-Art (Canvas Museu) com a qualidade da INOVE e estão a venda no local.

O SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA

O Santuário Ecológico de Pipa se constitui num importante espaço de preservação ambiental do Rio Grande do Norte.

“Ao longo de quase 20 anos, tenho caminhado e meditado neste pedacinho da terra banhado de luz, fruto do trabalho incansável do David Hasset, o guardião do Santuário Ecológico, que pelo seu amor a existência da vida animal e vegetal, desenvolve para nós a preservação e manutenção do santuário, praticamente sem apoios governamentais”, afirma Henrique José.

fotografias de natureza realizadas no santuario ecol[ogico de PIPA – RN

Mais recentemente o fotógrafo esteve empenhado em dar a sua contribuição para a continuidade do trabalho de preservação do Santuário Ecológico de Pipa.

“Resolvi iniciar um trabalho de documentação fotográfico das belezas naturais da Mata de Tabuleiro Costeiro e Mata Atlântica, com sua fauna, flora e vida marinha, um trabalho que está em fase inicial de semente, mas que já apresentam ramos, caules e flores”, conta o fotógrafo.

Com um olhar bem particular, Henrique José realiza fotografias da natureza, buscando nos detalhes a sensibilidade estética, o que se pode chamar de imagens minimalistas, ligadas a prática do zen e aos poemas hai-kai.

O hai-kai valoriza o fragmentário e o insignificante, o aparecimento banal e o casual, sempre tentando extrair o máximo de significado do mínimo de material, em ultra-segundos de hiperinformação. De imediato, podemos ver em tudo isso os paralelos profundos com a estética fotográfica. (O Haicai e a Fotografia palestra de Paulo Leminski na V Semana Nacional de Fotografia – Curitiba – 1986).

fotografias de natureza realizadas no santuario ecol[ogico de PIPA – RN

De acordo com o artista ao caminhar na natureza, pode-se experimentar um exercício de contato com o eu e com o superior, como explica o fotógrafo:

“Desta ligação podemos capturar belas imagens, expressão maior desta transcendência, os pequenos detalhes, se apresentam em sua grandeza infinita, como estruturas fractais, onde o universo do imanifesto, se manifesta numa combinação onde luz e plantas, cores e formas dançam no reino vegetal”.

As imagens apresentadas nesta exposição, pretendem sensibilizar os expectadores, para que possam sentir na natureza a presença do superior, que nos serve através do reino vegetal:

“Assim podemos refletir sobre a nossa condição neste planeta e retribuir/contribuir com a preservação do meio ambiente, apoiando e visitando o Santuário Ecológico de Pipa”, finaliza Henrique José.

fotografias de natureza realizadas no santuario ecol[ogico de PIPA – RN

Ao – espiritualizar – o ato fotográfico nos libertamos do banal, nos tornamos mais inventivos e nos aproximamos da verdadeira luz da realidade, do estado criador puro. Araquém Alcântara, no texto Fotografia Zen de 2015 (http://www.araquem.com.br/fotografia-zen/).

Transcrito do: https://pantim.com.br/exposicao-santuario-ecologico-de-pipa-e-inaugurada-no-mercado-de-petropolis/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: