Fotografias Fine Art

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O que é Fine Art?

“Fine Art Prints são impressões de fotografias que foram criadas unicamente para preencher a visão criativa de um artista individual e onde a própria impressão é a expressão física final do processo criativo. ”
NICK RAINS – FOTÓGRAFO

Fine Art ou Belas Artes era sinônimo de pintura, escultura, música, poesia e arquitetura com algumas performances de teatro e dança. Só no início do século 20, a fotografia se colocou como arte e se inseriu nessa categoria.

Foi uma longa jornada para a fotografia chegar a esse status. Quando os primeiros trabalhos de fotografia foram feitos como arte, foi muito questionado pelo processo mecânico que ela passava. E a fotografia começou a adotar as convenções da pintura a óleo, combinando cenários, manipulação de imagem, composição com os modelos. Quando no século 20 as belas artes libertaram-se dessas convenções estéticas e começaram a buscar novas inspirações, incorporaram a fotografia.

Um conceito que podemos levar em conta é que a fotografia Fine Art é aquela produzida por impulso artístico e estético sem a preocupação de ser documental ou comercial. Outro conceito é como ela é impressa, impressão Fine Art.

A impressão Fine Art é o cuidado com o processo de reprodução de uma imagem. Essa imagem pode ser uma Fine Art ou não. Os conceitos se misturam. A impressão Fine Art é feita com cuidado para ser uma reprodução fiel da imagem, com qualidade e durabilidade própria e que tem uma exigência superior às confeccionadas de qualquer outra forma.

Nada impede que uma pessoa solicite uma impressão Fine Art para as fotos da família. Tudo depende do que se pretende com a reprodução.

Geralmente museus, galerias, artistas imprimem os trabalhos em Fine Art porque a durabilidade, a fidelidade da imagem são exigências requeridas para o trabalho que deve durar mais de um século, sem alteração de cor, por exemplo.

As imagens produzidas com a intenção de ser colecionada, exposta como arte são, geralmente, gravuras, pinturas, fotografias que são de tiragem pequena, assinadas pelo autor, e com valor de arte.

Escrito por Daisy Kudo

Impressão Fine Art:

Fotografias artísticas, com temáticas diversificadas, impressas com qualidade internacional (padrão fineart), em cópias assinadas pelo autor e com certificado de autenticidade, em tamanhos e papéis variados, de acordo com a necessidade do cliente. Imagens para utilizar em decoração de casas, escritórios, hotéis, colecionadores, etc.

É o cuidado com o processo de reprodução de uma imagem fotográfica utilizando critérios que garantem a preservação, fidelidade e permanência exigidos pelos museus, galerias, colecionadores e fotógrafos.

Neste processo de impressão, são observados os seguintes critérios técnicos:

  • Tinta pigmento mineral com 8 ou 12 cores;
  • Papel 100% algodão;
  • Maior nitidez e definição;
  • Durabilidade de 200 anos;
  • Impressão em tamanhos sob medida;

O Mercado da Foto é parceiro da INOVE Imagem, que dispõe de Padrão Internacional em Impressão Fine Art em Natal/RN.

Inove Imagem
Inove Imagem

Banco de Imagens Disponíveis, Fotógrafo Henrique José


« A arte não reproduz o que vemos. Ela faz-nos ver. »
(Paul Klee)

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: