O MERCADO DA FOTO

NOSSA HISTÓRIA

O Mercado da Foto surge de uma vontade do fotógrafo Henrique José de reunir em um único espaço as diversas possibilidades de trabalho com a fotografia, principalmente relacionados a fotografia como arte e expressão: um espaço para a realização de cursos e oficinas; o trabalho de estúdio, fotográfico e de audiovisual; uma Galeria para exposições e a comercialização de fotografias FINEart.

No final de 2013, surge a oportunidade de um espaço no Mercado de Petrópolis, passando a ser permissionário do BOX 07, iniciando a reforma para a implantação de mais um espaço cultural da fotografia na cidade.
Entre 2014/2017 constitui uma sociedade com o Cineasta Fábio Desilva (Box 44), surgindo a 7BOX Filmes , onde desenvolveram, além de serviços comerciais no audiovisual, atividades culturais, eventos, exposições etc.

O Mercado Cultural de Petrópolis, onde funciona o Box do Mercado da Foto, é um importante espaço cultural da cidade de Natal/RN, localizado no bairro nobre de Petrópolis.
No Mercado Cultural de Petrópolis é possível encontrar Sebos, Antiquários, Barbearia, Restaurantes e Bares, Restaurante Natural, Ateliês de Artes, Arquitetos e Artesãos, Peixaria, Frutas e Carnes, Entidades, Lojas, Galeria, Mesanino e muitos mais…
Importante destacar a atuação da Associação dos Permissionários do Mercado de Petrópolis – ASPERM, que organiza e promove ações culturais no Mercado.
Com uma localização privilegiada e amplo estacionamento, vale a pena conhecer e frequentar.

Site do Mercado Cultural de Petrópolis

Facebook do Mercado Cultural de petropolis

Henrique José e Fábio Desilva  Foto: Rayane Mainara
Henrique José e Fábio Desilva  Foto: Rayane Mainara

Inaugurado em 2014, o Mercado da Foto se consolidou como mais um espaço dedicado a fotografia em nossa cidade. Contou com a Produção executiva de Sônia Figueiredo em sua implantação (2013/2015), importante fotógrafa que hoje mora em Portugal.

henrique e sonia figueiredo
Henrique José e Sônia Figueiredo Foto: Floriosman Rocha

Em 2018, o Mercado da Foto inicia uma nova fase, com a Participação de Meysa Medeiros, que como fotógrafa e produtora, atua junto com Herique José, diversificando os produtos e serviços oferecidos.
Ao longo de sua história o Mercado da Foto realizou diversas atividades culturais, exposições, projetos, cursos e oficinas, que podem ser conhecidos dentro deste site.

Meysa Medeiros e Henrique José Foto:

Buscando inovar e acompanhar as tendências do Mercado, em 2020, com novas parcerias, como o Jornalista John Nascimento (Peixaria Comunicação Box 54), Andrea Mousinho e Miguel Marruenda, , o Mercado da Foto dá mais um salto na sua consolidação, constituindo-se parte do Portal Pantim (www.pantim.com.br), uma revista eletrônica especializada em cultura, meio ambiente e cidadania no RN.

Ao longo desta caminhada, podemos destacar os seguintes eventos culturais que promovemos aqui no Mercado da Foto, além das diversas turmas que oferecemos de cursos de fotografia e audiovisual, palestras, aulas particulares etc:


EXPOSIÇÃO O OLHAR (2014)
Festival Cine Natal 2014 no Mercado Cultural de Petrópolis (2014)
Exposição Casa de Cabôco de Henrique José (2014)
Expo: Olhares – São João do Sabugi RN (2015)
Expo Cruzes e Credos (2016)
Exposição 50 anos do Poema Processo – Falves Silva (2017)
Concurso Fotográfica da Caminhada Histórica de Natal (2018)
FEIRA DA FOTO (2019)
Concurso Fotográfica da Caminhada Histórica de Natal (2019)
Programa Café com Foto (2019)
Expo Santuário Ecológico de Pipa (2020)


“A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara.”
Dorothea Lange

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: